sábado, 19 de julho de 2008

MAU

Um amigo costuma dizer que eu tenho um talento especial em "exterminar" uma pessoa em tempo recorde, às vezes com uma combinação de 3 palavras, isso no máximo! Sim, sim, eu admito o veneno apurado, inclusive genético, porque o povinho da minha familia...

Assisti ontem o novo filme do Batman, e amei de paixão! Confesso que adoro os primeiros filmes com a direção do Tim Burton, mas nessa visão do diretor Christopher Nolan o universo desse anti super-herói que EU ADORO fica bem mais fiel aos HQ's, inclusive num climão de filme policial dos anos 70, com discussões inteligentes sobre a anarquia como forma de desestabilização de uma nação, a exemplo do que os atentados de 11 de setembro fizeram com os Estados Unidos.
Ok, o meu foco é outro! O tema mais intrigante no filme é personificado pelo palhaço Coringa, uma interpretação assustadora do talentosíssimo Heath Ledger (falecido recentemente), horas um doido varrido, horas um serial-killer da pior espécie, divertido e inteligente.


Saindo da ficção e voltando pra vida real fico pensando nessa questão da maldade humana, que leva pessoas a atirarem crianças pela janela, violentarem inocentes, exterminarem milhões no Holocausto... Dizer que é desumano não me parece correto, acho que são ações totalmente humanas, e que todos somos passiveis desse tipo de maldade, e é terrivel constatar isso. Distanciar é a tendência natural, mas lembrem-se que Hitler e afins tinham pai e mãe, não foram criados por lobos ou algo do gênero.


A criança é má, mas é perdoada pela inocência quanda maltrata um bichinho ou avacalha um coleguinha. Essa criança cresce doutrinada na politica do certo/errado, com medo da punição dentro das leis dos homens e também na punição moral depois da morte (óbvio, dependendo da formação religiosa, mas geralmente...).


Somos criados num mundo de regras, aprendemos a nos sentir bem "fazendo o bem", e temerosos de uma punição. Mesmo a física prega a filosofia do "tudo que você faz volta pra você". Sim, isso não é só na religião não! Vide a onda da moda que é "O Segredo".


Mencio Mong Tsé (371 A. C.- 289 A.C.) sustentava que os seres humanos são naturalmente bons e agem naturalmente de maneira moral. São dotados de compaixão e da capacidade de distinguir o bem do mal e, por isso o mal é resultado de influencias externas.
Han Fei Tsé (280 A.C. - 233 A.C.) defendia que os seres humanos são naturalmente maus e precisam da educação e da pressão politica para se tornarem bons.

A maldade humana é afinal Intrínseca ou adquirida? Dificil saber ao certo, mas tenho a teoria de que quando nos libertamos de todas as amarras, quando nos entregamos totalmente a nossa essência... Nos possibilitamos ser gênios, ou criminosos, ou os 2 juntos.

A liberdade é perigosa também, e cria monstros, mas como saber reconhecer, ou dosar? Qual o limite do livre arbitrio?


Hummm, pensei numa maldadezinha que fiz ontem... Foi boa, mas já chega!

Nenhum comentário: